Página de clientes da XP Inc.

O projeto

A XP Inc. tornou-se a maior corretora de investimentos do Brasil, democratizando o acesso a produtos financeiros.

Fez isso usando uma rede de assessores de investimento que ajudavam os clientes com suas estratégias e decisões de investimento. Sua base cresceu a partir da migração de outros bancos e novos indivíduos que estavam começando a investir.

Os assessores ajudam com recomendações e estratégias de investimento, mas a decisão final é sempre do cliente. Como em qualquer processo de decisão, você precisa de dados. A interface antiga apresentava todos os dados necessários para tomar decisões, mas de forma complexa e confusa. Para analisar o desempenho de uma carteira o cliente precisava usar ferramentas externas, como uma planilha, além de ter que fazer tudo manualmente. Muitos confiavam em seus assessores ou faziam cálculos de cabeça, cometendo muitos erros. Poucos usuários tinham o conhecimento ou energia para preparar e atualizar uma planilha para gerenciar os seus investimentos.

O crescimento da base de usuários também levou a outros desafios, como a necessidade de oferecer uma experiência digital melhorada para (1) reduzir a dependência de assessores para executar tarefas de investimento e (2) ajudar os clientes com sua gestão de portfólio.

O uso de UX / User Experience Design é considerado um fator-chave para democratizar os investimentos, pois ajuda a reduzir barreiras aos recém-chegados de fora do setor financeiro. Isso facilita a gestão dos investimentos e reduz erros, apresentando dados complexos, de forma amigável.

Meu papel

Líder de projeto com uma equipe de 3 designers UX .

Nosso desafio era criar uma nova página de cliente que oferecesse uma experiência de usuário amigável, tanto para investidores novos como para experientes.

Projeto

Redesign da página do cliente para a XP Inc. a maior corretora do Brasil, com 300.000 clientes na época.

Solução

Uma interface baseada no gestão de portfólio, com ferramentas para reduzir erros comuns e que se adaptasse a diferentes níveis de expertise em investimentos.

Impacto

Melhor satisfação do usuário. Ele estabeleceu o terreno para futuras interfaces de investimento.

Resultados

Conversamos com diferentes perfis de investidores, desde o novato até o daytrader profissional, para mapear sua jornada de investimento e entender como as decisões de investimento são tomadas.

Identificamos 4 personas de usuário com base em sua dependência de um orientador e seu nível de experiência em investimentos. Organizando esses diferentes perfis, começamos a mapear seus maiores pontos de dor ao gerenciar seus investimentos. Uma segunda tarefa foi entender como a interface antiga era usada e que influência ela tinha em suas decisões.

Analisamos como os usuários gerenciavam seus investimentos através da ótica de boas práticas de investimento, como a estratégia de gestão de portfólio e os conceitos de viéses cognitivos de Daniel Kahneman, e preparamos uma lista de conceitos de design que precisavam ser implementados para ajudar a reduzir erros comuns de investimento.

Principais questões

1.Paralisia da informação: com muita informação o usuário médio fica paralisado, tentando entender o que é importante e adia qualquer decisão que precisa tomar.

2. Foco no desempenho dos ativos individuais: ao considerar o desempenho de produtos individuais, os usuários reagem emocionalmente com mais frequência, levando a excesso de negociação ou ansiedade.

3. Utilização de cálculos mentais para analisar carteira: Os usuários precisavam usar uma planilha para analisar o desempenho e o equilíbrio de sua carteira, o que poucos faziam, levando a uma visão incompleta ou errada de seus ativos.

Como podemos ajudar os investidores a passar de uma perspectiva de ativo individual para uma estratégia de gestão de carteiras?

Objetivos de interface

Reduzir movimentações em excesso ( diminuir frequência de movimentações)

Fornecer informações abrangentes às suas decisões de investimento.

Nossa solução

A nova interface incluiu uma série de novas ferramentas para ajudar os usuários em sua gestão de investimentos.

Primeiro, usamos 3 camadas para exibir todas as informações necessárias para cada tarefa: (1) analisar o portfólio e o saldo entre diferentes ativos, (2) verificar uma classe de ativos e cada produto de informações de visão de alto nível e (3), avaliar o desempenho de cada produto.

Introduzir uma nova perspectiva de uma gestão baseada em portfólio a XP também ajuda seus consultores, pois é mais fácil criar estratégias mais diversas, com melhores resultados e melhor gestão de riscos.

Em segundo lugar, preparamos uma interface que substituiria a necessidade de usar uma planilha, com gráficos e indicadores fáceis de entender. Ao organizar valores visualmente e usar percentuais, buscamos reduzir qualquer sobrecarga cognitiva de cálculos mentais, sempre propensos a erros.

E terceiro, também ajudamos novos investidores, que não tinham acesso a assessores exclusivos (menos de 50k em AUM) a criar um portfólio sólido, com base nas recomendações da XP Inc.


Divulgação progressiva em uma interface modular

Gráficos visuais para mostrar equilíbrio e desempenho do portfólio

Ferramentas para ajudar na análise do portfólio

“A plataforma foi implementada sem problemas e recebemos feedback muito positivo de nossos clientes.”

Fernando Vasconcelos, Diretor de Marketing DA XP Inc.