Quais sãos as minhas regras para uma vida mais criativa?
Criatividade não é só arte, como em pintura, fotografia ou escrita. Essas atividades são parte do mundo criativo, mas a criatividade não está limitada a elas.
Ser criativo é a capacidade que uma pessoa tem de transformar uma ideia em ação, trazendo-a do mundo imaginal para o mundo real.
Se você tem muitas ideias, mas elas não saem da sua cabeça, sinto-lhe dizer, mas você é uma pessoa com imaginação, mas sem criatividade.
Para ser criativo as suas ideias precisam se tornar realidade.
Criatividade, portanto, é parte dos seus negócios e do seu trabalho, das suas amizades, da criação de uma família, das atividades mais insignificantes até as mais importantes.
É nesse processo, de trazer a ideia do mundo da imaginação criativa para o realidade que a confiança para ser criativo se fortalece.
Criatividade é um músculo, que precisa ser exercitado, para transformar ideias em ação, para você alcançar o seu potencial criativo total.
O seu potencial de resolver os desafios que enfrenta no cotidiano, na carreira, ou na vida pessoal, de trazer mais leveza e diversão para os momentos da vida.
Mas a criatividade é muito negligenciada e isso não é bom.
Estas são as minhas 12 regras para uma vida mais criativa.
Regras para criatividade:
- Todas as pessoas são criativas: criatividade é uma habilidade natural, mas que é inibida por estresse e fatores culturais, sociais e psicológicos.
- Sempre use a criatividade para o Bem: use-a para melhorar a sua vida e a das pessoas ao seu redor. Ou seja, faça o bem.
- Crie algo todos os dias: o seu cérebro criativo é um músculo que deve ser treinado, assim como seu corpo. Cada pequena tarefa é uma oportunidade para inovar.
- Aceite a sua individualidade: a criatividade é o produto de todas as suas experiências e conhecimentos. Crie algo que represente essa combinação única.
- Crie para você: ao criar algo feito para você, pessoas que se identificam com a sua história também irão se conectar. Ao se preocupar em criar algo para os outros, você passa a se preocupar com a crítica alheia, o que inibe a sua autenticidade.
- Experimente coisas novas: experimentação é base da criatividade. Isto significa tanto expirementar ideias, experiências, amizades, lugares e sensações novas.
- Começe pequeno: o segredo para criar grandes coisas é começar pequeno, experimentando em um ambiente controlado e seguro. Ganhe confiança, aprenda e refine a sua ideia até que ela esteja pronta para enfrentar o mundo real.
Particularmente importante para usar a criativdade no mundo profissional, para não expor ideias inacabadas em ambientes avessos ao risco. - Crie, teste, repita: obras de artes não nasceram prontas. Elas são o resultado de muitos testes, experimentos e são o aprendizado combinado de tudo o que foi feito antes dela.
- Abrace o erro, aprenda com ele: errar é uma etapa essencial do aprendizado criativo. Ao ter medo de errar você terá medo de experimentar. Ao não experimentar, você deixará de criar combinações realmente novas.
- Criar é arriscar: para criar algo novo você vai precisar arriscar ter ideias diferentes. Elas podem não fazer sentido no começo, mas você deve confiar e percorrer a jornada criativa, até que elas estejam prontas para o mundo.
- O mundo será cruel com sua criatividade: aceite isso. Ele não quer que ela floresça e dê certo. Foco e resiliência são essenciais para se manter criativo.
- Se divirta, não se cobre tanto: criar deve ser algo divertido e fluído. Ao ser perfeccionista e exigente você elimina o lado lúdico e imprime estresse e pressão. Mantenha uma mente aberta e de aprendiz, divirta-se e não se cobre para criar algo perfeito sempre.
Para ver outras dicas acesse o instagram Confiança Criativa!
Me encontre no linkedin.
Deixe um comentário