Para se tornar mais criativo, crie algo todos os dias.

Crie algo todos os dias. A criatividade precisa ser praticada, assim como qualquer outra habilidade. Uma das melhores formas de exercitá-la é criando algo todos os dias. 

Organizei algumas dicas e motivos do porque praticar a criatividade diariamente. 

Essas dicas valem tanto para exercícios artísticos (pintura, escrita, fotografia, artes cênicas, etc) como para a prática profissional (inovação, solução de problemas, etc). Em relação a este último ponto, você pode substituir criação por ideias, soluções, projetos. 

Sem mais delongas, vamos às dicas.  

Crie algo todos os dias.

Esse é um dos passos mais importantes para se tornar criativo. 

Crie algo todos os dias. 

O cérebro funciona como um músculo, quanto mais você pratica mais acostumado ele fica com a prática. 

Exercite a prática de criar algo por, no mínimo, 30 dias.

Crie, independente de como você estiver se sentindo. Independente de onde estiver. Do seu ânimo, da sua energia.

Se estiver cansado, escreva uma linha ou um parágrafo, tire uma fotografia, faça um desenho. Mas sempre com intenção e presença. Nunca com desatenção e descuido. 

Foco, atenção e propósito. 

O ideal é criar pela manhã, logo depois de acordar ou da meditação, para quem pratica.

Deixe para conferir as notícias e mensagens do whatsapp depois. 

Crie quando não se tem interrupções, responsabilidades do trabalho ou da família. Se precisar acordar mais cedo, faça. 

Identifique o gatilho que funciona melhor para começar. Eu crio melhor após tomar o primeiro gole de café preto (sem açúcar) e ler algo interessante por 15 ou 30 minutos.

Leitura interessante é um livro, um artigo científico ou técnico, etc. Evite jornais e artigos sociais, políticos ou econômicos. Isso irá te colocar em modo de alerta, não é o que queremos. 

Criar pode ser fazer uma sessão de ideias para resolver um problema no trabalho, montar uma estratégia ou plano de ação. Escrever um artigo, poema ou capítulo de um livro. Fotografar, pintar, desenhar.

Para executivos, você pode criar o hábito de listar, no mínimo, 10 ideias sobre como resolver um desafio no seu trabalho, no formato “Como eu poderia fazer X”. Escreva tudo o que vier à cabeça. Uma boa solução pode surgir dessa prática. Imagine o impacto de ter encontrar uma boa solução por dia?

Entenda por que a prática criativa diária é importante. 

  1. Gera um volume importante para o aprimoramento.
  2. Acelera o seu aprendizado.
  3. Ajuda a definir o seu estilo criativo.
  4. Faz da criação, um hábito. 
No alt text provided for this image

“Para ter uma ideia, comece com muitas ideias” Linus Pauling. Prêmio Nobel de Economia

Gera um volume importante para o aprimoramento.

Volume é um dos fatores mais relevantes para a criatividade, Buscar quantidade nos força a diminuir o critério dos nossos filtros internos. Ou a eliminá-los por completo. O que é bom.

Independente da prática, ao repeti-la todos os dias, você logo acumula um bom volume. De parágrafo em parágrafo, foto em foto, ideia em ideia, em 30 dias seguindo este exercício você irá ter criado, praticado e melhorado mais do que nos últimos 30.

A fase de criar, ou de listar ideias, não é a fase de editar. O pensamento analítico, que filtra o que é bom ou ruim, deve acontecer durante a edição, não durante a criação. 

Focar em volume aumenta a nossa capacidade de criar coisas boas. É um jogo de números.

Não se preocupe com a frustração: ter um alto volume de criações significa que uma parte do material produzido será descartado. Isso é normal.

A parte do material descartada não é necessariamente ruim, mas sim aquelas que não resolvem o seu problema. 

Se você tiver uma ideia ridícula, estúpida, sem noção, sem pé nem cabeça e se ela resolver seu problema, ela é uma boa ideia e não deve ser descartada. Durante o trabalho de edição essa ideia pode virar algo completamente diferente e interessante. 

Por isso o volume é importante. Soluções podem surgir de ideias completamente sem sentido. 

Quando você tem só 4 ideias, as chances delas serem algo pouco interessante é muito grande. É natural, afinal você VAI, naturalmente, criar coisas comuns e repetidas primeiro. 

Só depois de esgotar o que é comum é que você vai começar a explorar soluções novas.

Criar todos os dias acelera o seu aprendizado

Outro benefício claro da criação diária é que ela acelera seu aprendizado, por inúmeros fatores. 

A sua prática se aperfeiçoa a cada iteração, melhora a cada dia. O feedback sobre sua ação é rápido e seu cérebro tem uma associação comparativa muito mais eficiente dos pontos de melhoria. 

Ao alcançar uma determinada qualidade você pode ter mais dificuldade de avançar, e isso é normal. Mentoria e estudos de técnica podem te ajudar a resolver momentos de estagnação criativa. Isso é um sinal de evolução. 

Cria-se mais, erra-se mais, corrige-se mais rápido. Aprende-se mais rápido. 

Ajuda você a identificar e definir o seu estilo criativo.

O volume do exercício diário também te leva a tentar novos estilos. Novas formas.

As pequenas (ou grandes) variações levam a uma variedade de formas, estilos e tipos de solução. 

Ao criar um grande número de coisas (seja lá qual for sua prática criativa) padrões irão surgir. Formas parecidas de resolver pequenos desafios, um estilo próprio de linguagem, de se ter ideias, de fotografar ou editar imagens. 

Ao longo dos dias você vai identificando o que funciona, o que gosta, o que faz bem, o que te atrai. Vai aumentando o que funciona e refinando esses pontos.

Daí se forma o estilo, que ajuda a individualizar a sua prática. 

O Hábito criativo surge da repetição

Nós somos escravos dos nossos hábitos, sejam eles os ruins ou os bons. Isso é um fato da natureza humana. Mas já que somos seus escravos, por que não ser escravo dos bons hábitos?

A prática diária irá tornar o processo ter ideias e criar algo fácil e mais natural para você. Essa facilidade leva, naturalmente, ao aumento da criatividade. Se algo é mais fácil de se repetir, logo você começa a fazer sem pensar. E então vira um hábito.

E o hábito da criatividade é bom. Mesmo que seja uma atividade não relacionada ao seu trabalho, os seus efeitos irão ser sentidos na sua prática profissional. 

Assine a newsletter para receber uma notificação sobre novos artigos. 

O que achou do texto?

Deixe a sua opinião nos comentários.

Me chamo Patrick Silveira e ajudo empresas a entregar novas soluções para seus clientes através de Estratégia, Inovação e Marketing. Compartilho um pouco da minha experiência e opiniões no meu blog, no Medium, no Instagram e aqui no Linkedin.

Como posso te ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.