Com a transformação social causada pelo Coronavírus muitas empresas precisarão se reinventar, desenhando novos produtos e serviços ou redesenhando os antigos.
As características sociais e comportamentais na qual as lógicas dos últimos produtos e serviços foram criadas se transformaram. Vemos isso em práticas como restrição de locomoção, distanciamento social, home office, uma maior uso do e-commerce e deliveries, hábitos de higiene, entre outros. Criar produtos e serviços sem entender esse novo contexto tem uma boa chance de dar errado.
A questão é que o mundo não será mais o mesmo após vivermos uma pandêmia global, que colocou em suspensão grande parte do planeta. As experiências de vida que estamos passando provocam uma série de reações emocionais nas pessoas, o que gera grandes mudanças comportamentais. Hoje vivemos diante de uma situação forçada, uma retração consciente diante de um risco claro e iminente. Porém, muitos dos hábitos, que foram iniciados e adotados durante essa fase devem permanecer, mudando pra sempre a nossa sociedade.
Um estudo do Imperial College London chega a estipular até 18 meses para resolver a crise globalmente, com ciclos de fechamento do comércio e escolas e abertura temporária. Isso tem um grande impacto na oferta de serviços.
Sem saber ao certo quanto tempo durará esta situação, empresas devem se organizar para adaptar seus serviços e modelos de negócio. Algumas, infelizmente, não conseguirão se reinventar e ficaram pelo caminho, mas as que tiverem agilidade para se adaptar poderão sobreviver.
O Service Design usa 3 pilares poderosos para adaptar os negócios a esse novo mundo:
1. Busca entender profundamente os comportamentos, hábitos e expectativas das pessoas (clientes, usuários), através de pesquisa e outras ferramentas de Customer Discovery.
2. Ajuda a incorporar novas soluções tecnológicas e utilizar modelos de negócio diferentes, antes desconsiderados, ao serviço ou produto.
3. Permite a ideação e teste rápido de soluções, reduzindo o tempo e investimentos necessários para lançar ou readaptar uma solução.
Em suma, o Service Design é uma prática extremamente relevante para ajudar empresários a se adaptar ao novo mundo, ajudando a criar soluções que estejam desenhadas considerando as mudanças sociais, comportamentais e estruturais que a crise do COVID-19 provocou.
Este texto também foi publicado no medium.
Deixe um comentário